Primeiro episódio foi dedicado à Luke Perry, mas também deu dicas do que está por vir em Riverdale

O primeiro episódio da quarta temporada de Riverdale, In Memorian, nos ofereceu uma triste mudança de ritmo em relação ao que estamos acostumados no programa. A série CW na temporada passada foi recheada de ataques de urso, extração de órgãos e D&D bizarro. Já a estreia da nova fase teve como ponto chave o drama humano do sofrimento pela perda. Foi uma oportunidade de nos despedirmos de Fred Andrews e de homenagear a memória de Luke Perry.

comentários do primeiro episódio da quarta temporada de Riverdale
Riverdale/CW/Divulgação

In Memoriam também contou com uma antiga companheira de Perry em Barrados no Baile (90210), Shannen Doherty, interpretando uma personagem que, de certa forma, oferece conforto a Archie Andrews (KJ Apa).

O que aconteceu no primeiro episódio da quarta temporada de Riverdale?

“As coisas têm estado calmas em Riverdale nos últimos meses”, relata Jughead logo no início do episódio. A fazenda foi derrotada, Hiram Lodge (Mark Consuelos) está na prisão, e todos estão planejando como passarão o último verão juntos antes de partirem para a faculdade.

Tudo está de volta ao normal, os moradores de Riverdale estão planejando trazer de volta seu desfile anual de 4 de julho, que foi adiado nos últimos anos, devido à morte de Jason Blossom (Trevor Stines) que ocorreu exatamente neste feriado americanos alguns anos atrás. A cidade parece pronta para seguir em frente, mas Cheryl (Madeleine Petsch), não. Ela ainda fala com o irmão morto (esperamos entender melhor isso no decorrer da temporada) e não quer que ele seja esquecido.

Esse enredo certamente voltará nos episódios posteriores do programa da CW, mas os eventos do episódio levam os pensamentos de todos em uma direção diferente. Archie, Jughead (Cole Sprouse), Betty (Lili Reinhart) e Veronica (Camila Mendes), enquanto tomam café da manhã, estão planejando fazer um acampamento quando Archie recebe uma ligação do número de seu pai. É a polícia, que revela que Fred foi atropelado tentando ajudar alguém à beira da estrada.

A notícia é dada por FP Jones (Skeet Ulrich) que relata o andamento das investigações em torno do acidente e, então, ficamos sabendo que, enquanto ajudava uma mulher a trocar o pneu, um carro em alta velocidade não desviou do local se chocando com Fred e depois fugiu. Archie e Mary Andrews (Molly Ringwald), sua mãe, precisam decidir os detalhes a respeito do funeral e do transporte do corpo, Veronica permanece ao lado deles para ajudar, tanto emocionalmente quanto com os custos. No entanto, o corpo de Fred não poderá ser levado à Riverdale antes de 6 de julho.

Os amigos de Archie se juntam para dar suporte a ele. Todos relembram dos momentos nos quais Fred surgiu para ajudá-los. Reggie (Charles Melton) conta que o pai de Archie levou ele ao hospital, certa vez, quando quebrou o braço. Betty narra que, durante um picnic, houve uma corrida de saco de batatas pai/filha e seu pai não estava lá, então Fred assumiu o posto e, naquele dia, ele foi seu pai. Jug conta que sempre que seu pai, FP, estava em apuros, sua mãe ligava para Mr. Andrews ajudar. Fred levava FP de volta para casa e ficava mais um pouco, para conversar com Jug, saber como estava na escola e perguntava se ele estava com fome (“eu sempre estava”, responde Jughead). Quando chega a vez de Archie, ele se lembra que Fred sempre esteve lá, ensinou todo tipo de esporte, comprou o primeiro violão e até isolou a garagem acusticamente para que o som ficasse melhor.

Ao mesmo tempo, nós somos transportados às cenas que compartilhamos com Luke Perry e podemos notar o quanto este ator significou para todo o elenco. Em certo momento do episódio, durante a cerimônia do enterro, Archie lembra que sempre havia um lugar para todos na mesa de Fred, sempre havia um ombro amigo e um conselho acolhedor e, claramente, isso também faz referência ao ator muito querido por todos seus colegas.

Depois que Archie sonha que os moradores do passado e do presente de Riverdale dizem que ele deve trazer o corpo de Fred de volta, ele contata Jug e Betty para acompanhá-lo na busca pelo corpo que está em outra cidade. Inicialmente, Archie não tem permissão para transportar o corpo de seu pai por ser menor de idade, mas depois que Mary conversa com o diretor da funerária, ele consegue a permissão. No caminho de volta, eles vão encontrar o carro de Fred com alguns dos pertences dele.

Uma coisa que não podemos deixar de comentar: fica um pouco difícil acreditar que o carro ainda estaria ao lado de estrada, mesmo depois de já passados alguns dias do acidente. Mais estranho ainda, é que eles estiveram por lá no mesmo instante que a mulher que Fred parou para ajudar estivesse lá também neste exato momento. Mas ok, prosseguimos.

Ao encontrar a mulher que Fred perdeu a vida para ajudar, interpretada por Doherty, ela se oferece para orar por Fred com Archie, Betty, Jughead e Veronica na primeira de muitas sequências que provavelmente levaram os espectadores de Riverdale às lágrimas.

comentários do primeiro episódio da quarta temporada de Riverdale
Riverdale/CW/Divulgação

Com certeza, isso não acalmou em nada Archie e, assim que descobre que o responsável se entregou à polícia e pagou fiança para ser solto, vai à casa do homem e o segura contra a parede, apenas para descobrir que ele estava protegendo seu filho, o real motorista naquele dia. Archie se vê nesse jovem tomando uma decisão estúpida e perigosa (Archie tomando decisões estúpidas e perigosas é praticamente 80% de qualquer episódio de Riverdale, afinal) e vê Fred na maneira como o pai está protegendo seu filho, então é capaz de perdoar.

Nas imagens divulgadas na NYCC, vemos que Archie decide transformar sua academia de boxe em um lugar para o qual as crianças e adolescentes possam ir e encontrar algo importante para dedicar seu tempo. Então, temos no motorista inconsequente a razão para a decisão do paladino ruivo.

In Memoriam, em seguida, vê Archie levar o corpo de seu pai para casa a tempo de seguir pela rota do desfile de 4 de julho, dando à cidade inteira a chance de – como Archie mais tarde coloca em seu elogio fúnebre – agradecer ao homem que construiu grande parte dos edifícios da cidade. Vale lembrar que Fred foi um empreiteiro em Riverdale.

Ao som de “Amazing Grace”, cantado por Josie McCoy (Ashleigh Murray), somos levados ao funeral de Fred. Durante o rito, Archie conta que, em um 4 de julho no qual chovia muito e os fogos de artifício foram cancelados, seu pai chegou em casa com uma tonelada de fogos para animá-lo. “Machuca saber que eu nunca pude dizer adeus”, completou o garoto.

Cheryl estava visivelmente muito abalada com os acontecimentos, talvez por sua identificação com a perda. Mais tarde, ela recria o show de fogos de artifício relatado por Archie, como seu próprio tributo a Fred.

comentários do primeiro episódio da quarta temporada de Riverdale
Riverdale/CW/Divulgação

Jug se dedica a escrever (em lágrimas) o obituário que sairá no jornal e suas palavras se mesclam à cenas de vários outros amigos de Fred (Alice Cooper, Hermione Lodge, Hiram Lodge, FP e Pop Tate) lendo o texto, que termina com a afirmação de que Fred deixou Riverdale melhor do que quando a encontrou e isso se chama legado.

O episódio termina com a aparição final de Luke Perry na série, quando Archie o vê na garagem onde eles trabalharam em um carro para Archie, antes da cena final mostrar uma última foto em homenagem ao ator.

O que está por vir em Riverdale?

Embora os showrunners de Riverdale tenham decidido dedicar quase todo o episódio ao tributo a Perry, houveram algumas pequenas dicas do que está por vir na quarta temporada.

Recebemos nossa primeira menção a Hiram quando é revelado que ele pagou o funeral de Fred em um raro momento de bondade que certamente não durará muito. Também tivemos duas aparições de Jason (com Cheril e no sonho de Archie), o que poderia sugerir que Riverdale tem planos de voltar à sua primeira história – embora o primeiro episódio da quarta temporada tenha sido bastante realista, aqueles que assistiram ao programa inteiro não ficariam surpresos se encontrasse uma maneira louca de trazer Jason de volta à vida, mesmo depois de todo esse tempo. Por fim, no funeral, vimos Betty ir até o túmulo de seu pai onde encontramos escrito “the Blackhood burns in hell” (“Blackhood queima no inferno”), o que pode indicar que teremos mais notícias de Blackhood nesta temporada.

Tudo indica que, nesta temporada, ao contrário da anterior, que teve seus protagonistas em tramas separadas que se encontraram no final, vamos ver mais interações entre o quarteto principal, seja para ajudar Archie em seu luto, como para se despedir do ensino médio. Jughead irá para uma outra escola, por isso, teremos que esperar para ver como este novo enredo irá se desenvolver.

Riverdale é transmitido no canal da Warner Channel no Brasil, às 21h40.